segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mundo virtual, Photoshop real


Era um belo dia de fevereiro, quando uma nave (sim, uma nave) nada discreta aterrissou. Nela havia um homenzinho verde. Homenzinho não, uma criatura. Um extraterrestre, com anteninhas e tudo, daqueles de filmes. O ano? 2012, claro. O país? Não, não foi nos Estados Unidos. Isso é um conto, não um filme. O E.T chegou ao Brasil mesmo, evidente. No Rio de Janeiro, óbvio.

A chegada desse inesperado visitante passou imperceptível. Tudo porque o estranho ser viera em meio às festividades do Carnaval. Seus trejeitos e figurino estranhos não foram notados. Era fantasia, podia se supor, e todos supunham mesmo. Ele foi andando por aí, até encontrar uma pessoa (agora sim, um ser humano) chorando, sentada na calçada. Parecia ser fêmea. O homenzinho verde foi até ela:

- O que houve? Por que está chorando? (sim, o ET, de tão avançado, já sabia falar português).

- Ah, mais um para ficar em cima de mim! Nada não, não é da sua conta. Você não vai querer saber.

- Aposto que é por causa de um ser masculino, não é? Essa coisa é universal mesmo...

- Não, não é por isso. Deixa pra lá.

- Não vou deixar pra lá nada. Gostei da sua espécie, e você está chorando. Quero ajudar.

- Você fala de uma forma estranha, mas é a única pessoa que está me dando atenção de verdade, sem querer me pegar pelo cabelo. .

- Pois, então, diga o que houve.

- É o Facebook! Não estou conseguindo tirar uma foto legal para pôr no meu perfil. Hoje estou horrível, e é Carnaval! Tem que ter fotos legais, com pessoas se divertindo, e eu lá, reluzente, toda linda. Ai, ai...

- Mas você não está se divertindo, está chorando. Por que mandar fotos pra esse cara aí, o Facebook?

- Já disse que você fala estranho? Não tem cara nenhum. Bem, não diretamente. Tenho que estar feliz, para aparecer alegre lá, para todo mundo ver que eu estou “no auge”, mas não estou conseguindo. E isso está me deixando triste.

- Então por que você não aproveita a música que está tocando para curtir, dançar e se divertir?

- Você ainda não entendeu mesmo né?! Porque, se eu fizer isso, vou ficar feliz, aproveitar, mas ninguém no Facebook vai saber. Estou horrorosa para tirar fotos. Qual é a vantagem disso?

- Vamos raciocinar: você não está feliz porque não consegue ficar feliz para mostrar para os outros que está feliz. Por isso, prefere chorar a se divertir e, portanto, não vai conseguir mostrar que está feliz para os outros da mesma forma. É isso?

- Exatamente! Agora você pegou o espírito da coisa!

- Acho que você é quem não pegou o espírito, mocinha. Não adianta nada mostrar algo que não é real só para parecer que está bem. O mais importante é, de fato, estar bem. Beleza não está no que se vê. Beleza está no que se sente. Pense nisso. Adeus.

Assim, o marciano saiu andando e deixou a menina ainda chorosa, sem entender muito o que se passara ali. Partiu de volta ao seu mundo, certo de que acabara de visitar um planeta completamente atrasado. Ficou tão chocado que se esqueceu de confirmar com a moça qual o nome daquele planeta. Saiu de lá achando que era Facebook. Devia ser isso mesmo.

Ele não curtiu. 

                                           Ilustração: http://mauricioanselmo.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Muito bom o texto e o conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL, Rodrigo! Mais uma vez está de parabéns! Sou seu fã! ;)

    ResponderExcluir