quinta-feira, 9 de maio de 2013

Seção Livro da Semana - 9

Alô, alô, galera boa.

O livro dessa semana é curioso e nos traz uma história fictícia (será mesmo?) envolvendo o mundo competitivo e "cruel" da publicidade. Estamos falando da obra "29,99", do francês Fréderic Beigberder.

Uma vez que o próprio autor é publicitário, o livro traz detalhes muito reais desse mundo corporativo um tanto quanto diferente. Transita entre passagens bem humoradas com situações absurdamente surreais e perturbadoras, que nos fazem refletir sobre o que se passa atrás de cada 30 segundos de comerciais na TV por aí afora.

A história é narrada pelo protagonista Octave, um publicitário famoso, com um salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em quantidades suficientes para lhe proporcionar uma sensação de indestrutibilidade. Aos, poucos, porém, vamos percebendo que Octave está mais para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando pela mulher que o deixou.Até que um dia, para variar um pouco, sair do marasmo e das mentiras do mundinho publicitário, começa a escrever um livro sobre a realidade que o cerca, revelando os piores podres dos bastidores da propaganda com um humor ácido e provocador. A grande polêmica causada na França é saber se o autor, Fréderic, escreveu algo próximo de uma autobiografia ou se realmente é tudo criatividade de sua cabeça. Ninguém sabe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário