Alô, alô, galera boa.
O livro dessa semana é curioso e nos traz uma história fictícia (será mesmo?) envolvendo o mundo competitivo e "cruel" da publicidade. Estamos falando da obra "29,99", do francês Fréderic Beigberder.
Uma vez que o próprio autor é publicitário, o livro traz detalhes muito reais desse mundo corporativo um tanto quanto diferente. Transita entre passagens bem humoradas com situações absurdamente surreais e perturbadoras, que nos fazem refletir sobre o que se passa atrás de cada 30 segundos de comerciais na TV por aí afora.
A
história é narrada pelo protagonista Octave, um publicitário famoso, com um
salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em
quantidades suficientes para lhe proporcionar uma sensação de
indestrutibilidade. Aos, poucos, porém, vamos percebendo que Octave está mais
para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente
glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando
pela mulher que o deixou.Até que um dia, para variar um pouco, sair do
marasmo e das mentiras do mundinho publicitário, começa a escrever um
livro sobre a realidade que o cerca, revelando os piores podres dos
bastidores da propaganda com um humor ácido e provocador. A grande polêmica causada na França é saber se o
autor, Fréderic, escreveu algo próximo de uma autobiografia ou se
realmente é tudo criatividade de sua cabeça. Ninguém sabe.
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