domingo, 12 de agosto de 2012

Crer sem Ver


Parecia ser uma noite qualquer, e de fato era.

Às 20:50 h, ao final do "Jornal da Nação", o âncora informou, surpreendendo:

 O "Jornal da Nação" fica por aqui, terminando um pouco mais cedo, para o pronunciamento do Ministro das Comunicações. Voltamos amanhã com as principais notícias no Brasil e no mundo. Boa noite.


Na sequência, de imediato, se viu nos aparelhos de televisão de todo o país:

"Pronunciamento Oficial do Excelentíssimo Senhor Ministro das Comunicações:

Boa noite, meus amigos e minhas amigas.

É com muito pesar que venho fazer esse comunicado. Uma grave crise vem se alastrando cada vez mais no nosso cotidiano.

Estou em permanente lamento diante dos últimos fatos ocorridos na maior rede internacional de comunicação, a chamada 'internet'. Todos vocês devem estar acompanhando os fatos.

Infelizmente, na posição que ocupo, me sinto decepcionado, frustrado e, claro, responsável pelo que temos visto todos os dias nas redes sociais.

É meu dever alertar para as fraudes e quantidade de informações falsas que são proliferadas todos os dias na grande rede. 

Nem tudo escrito por lá é verdade: A Lei do Ficha Limpa já foi aprovada e está valendo nessas eleições. O estado do Rio de Janeiro não paga IPVA para si mesmo. Senhas invertidas do banco não acionam a Polícia Federal. Compartilhar fotos surreais com olhos esbugalhados, cérebros saltados e sangue para todo lado não vai proporcionar nenhuma doação de quem quer que seja.

Por esse motivo, me vejo na obrigação de informar aos senhores cidadãos que já está disponível um importante mecanismo de pesquisa e informação inteiramente grátis chamado 'Google', numa parceria público-privada inédita para trazer informação e cultura a todos. Para acessá-lo, basta digitar (anotem aí) 'www.google.com.br' ou então digitar 'Google' no Google. Como queiram.

Não prolongarei muito mais o assunto porque a novela já vai começar. 

Nesse final, me aterei apenas a uma pergunta, para que os senhores aí em suas casas reflitam: como é o nome daquele produto que purifica a sua água para torná-la potável?

Pois bem, sei que os senhores não acreditam em nós, políticos, de imediato. Tenham o mesmo procedimento na 'internet'. Filtrem. Não se sabe quem está do outro lado. Hoje em dia está bem mais fácil se informar. E mais fácil ainda de se deixar enganar. 

A apuração é um dever de todos. A boa informação, um direito. Não desperdicem.

Muito obrigado."

E assim se despediu o eminente Ministro. 

Só não acreditem que isso de fato ocorreu.

Mas bem que poderia.








2 comentários: